segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Lesterday #42 - Auto-Tunagem

Mais um Lesterday completamente atrasado e pra variar, estou bem maluquinho. Mas ao contrário de vocês eu trabalho amanhã, ou seja: tomei no cu grandão. Mas beleza! Alegria e animação! O som não pode parar!
E hoje não falarei de eleições, só os filhos da puta falarão disso hoje, principalmente porque tava na cara que a Dilma ia ganhar. Se pa, venceu o melhor homem. E com uma campanha em que o Lula só faltou chupar a bucetinha dela(e), tava difícil pro Mr. Burs. Mas isso não vem ao caso, hoje falarei novamente de musica! Eu ouvi um amém?
Vamos falar de uma coisa que anda muito na moda hoje em dia: o autotune. Autotune, que vem do latim: Se auto-tunar a si próprio, consiste em deixar sua voz afinada de um jeito eletrônico e que te faz parecer um robô. Auto-tunar sua voz é bem parecido com tunar um carro mesmo: Se você tem um carro ou uma voz muito zuada, a tunagem exagerada vai deixar tudo ainda mais baiano. Se sua voz/carro é zuado e você da uma tunadinha só pra ficar mais apresentável, beleza, é o famoso "ta ruim, mais ta bom". Se sua voz/carro é muito louca e você tuna sem necessidade é capaz de você cagar em uma coisa que era muito legal antes. Se você tuna seu carro/voz afim de deixar ele da hora para algum fim respeitável, tipo uma feira do carro ou um cd introspectivo (leia-se 808 and Heartbreak), o resultado pode ser MUITO FODA.
E tal qual um carro, as pessoas não sabem o limite e o tolerável da tunagem quando se trata de voz. Quando o Jay-Z veio com o D.O.A. ele não estava errado! Mano, era MUITO EXAGERO! Não discordo quando alguém tenta mudar pra evoluir, mas neguinho tava querendo mudar apenas pra ir no embalo. Poucas pessoas sabem usar o auto-tune. De cara eu só lembro do T-Pain, porque ele que trouxe essa porra de volta dos anos 80, o Kanye West porque usou o auto-tune pra passar um sentimento que só seria entendível cantando, coisa que ele não sabe fazer, e o Lil Wayne porque ele é roqueiro doidão (ou pelo menos tenta)
Eu ja fui muito contra, porque se você não sabe cantar, NÃO CANTA PORRA! Mas aí tal qual um pokemón, evolui e comecei a pensar que é uma arte valida. O que importa pra um artista é passar a emoção e o autotune só garante que essa emoção pode ser passada de forma afinada. O que irrita é quando neguinho que sabe cantar usa essa porra.
Outra coisa que irrita é que todo mundo ta usando isso pra fazer musica eletrônica! Tipo, todo mundo ta fazendo musica eletrônica! Culpa de quem? David Guetta e Black Eyed Peas. Agora tudo é futurista e eletrônico, MAS QUEM GARANTE QUE NO FUTURO TODO MUNDO VAI CANTAR IGUAL A PORRA DE UM ROBOZINHO? CARALHA! Tudo bem que sonzinho assim bomba na balada, mas na moral? BALADA É COISA DE VIADO! Um monte de machão vai pra balada todo bombadinho, junto com amigos igualmente bombadinhos que fazem a mesma coreografia com eles e acham isso tudo muito maneiro! ISSO É VONTADE DE DAR O CU!
Mas voltando, musica eletrônica é coisa de boiolinha e me irrita ver artistas fazendo isso pra pegar embalo nessa porra e ganhar uma grana. É igual quando o Funk explodiu e até o Frota virou DJ. Mas se bem que o assunto é o auto-tune. Então vou dar um conselho: tudo em demasia é ruim, menos boquete. Você nunca receberá boquetes demais.
Acho que os filhos da puta sem talento não deveriam tentar tomar trabalho de gente com talento para alguma coisa que ta na batalha faz tempo. Moral da história: o mundo precisa de som CRU! BANDA, COISA ORGÂNICA! BAIXO, GUITARRA E BATERIA! Vocalistas que passam emoção gritando até cuspir sangue. Gritando sem medo de errar! Deram um recurso vocal que deixa tudo muito fácil. O foda é ver os caras cantando lindamente poruqe estudaram musica ou são talentos naturais. Pegar um bate estaca e cantar qualquer merda é fácil demais
Mas também é foda falar, porque se a musica é ruim e te toca de algum jeito, ja é valido. Posso meter o pau no auto-tune mas quando toca Like a G6, eu me sinto muito na good vibe! Links diretos com Jah, como diria meu amigo Gordinho.
Quem certo é o Arnaldo Sacomole: "Não existe musica boa ou ruim, só a trilha sonora da sua vida". Então façam o que quiser desde que você tente passar algo pra alguém, nem que seja gonorréia.

Não sei se errei muito no português,tive muitos erros de continuinidade ou fiz sentido, mas to muito cansado e com dor de cabeça pra fazer alguma coisa.
Fodam-se vocês e aguardem novidades incríveis para essa coluna.

E não vou fazer ps e nem dar moral pra nego tonto. Obrigado e boa noite

Um comentário:

Tebo disse...

leester fooda esse, concordo com tdo ali memos, mais e as noticias de rap? o site de vse virou so nessa coluna ae, so falta começa a coloca as fotinha pra vira um site de piada neah ;D