quarta-feira, 16 de junho de 2010

Entrevista: Quem é Luiz Café (por Bgame)



O DJ e produtor Luiz Café ultimamente tem aparecido bastante com suas produções para alguns dos MCs da Um Só Caminho como MC Rashid e MC Marechal, no entanto o cara obviamente não começou agora e muito menos só produziu esses artistas, estamos aqui pra falar um pouco sobre a trajetória desse talento que agora vem sendo reconhecido pelo seu trabalho.

DOC Recordz (Bgame): Coé Luiz, tranqüilidade? Vou começar essa entrevista com uma pergunta clássica, como você se interessou pelo RAP e quais são suas influências dentro da música?

Luiz Café: Tranqüilidade irmão! Eu comecei a me interessar por Rap escutando, Furacão 2000, Rap Brasil, Gabriel O Pensador, Ndee Naldinho, Thaíde & DJ Hum, alguns que não lembro o nome, e claro! Racionais. Eu tenho bastante influência de RnB, Jazz , Soul , Funk , Rock, etc.. Ultimamente quanto mais estranha for a canção , mais ela me chama a atenção! Hehehe! No geral minha influência maior é a musica que me passa algum sentimento, seja o estilo que for.

DOC Recordz (Bgame): Falando de produção e inicio de carreira, quando você começou nessa parada, quais foram as condições de trabalho e aperfeiçoamento que você trabalhava, e quais artistas caminham com você desde o início?

Luiz Café: Nossa! Se não me engano acho que comecei pelo ano 2000, 2001. Me lembro que assistia um programa de Rap que passava na TVE chamado “Hip Hop Sul”, e neste programa tinha um bloco divulgando alguns grupos que estavam precisando de integrantes , DJ , MC , B.Boy, etc... Eu tinha um grupo com um amigo chamado Tuca, o nome era “Base Adicional” onde eu cantava as musicas junto com ele, só que minha parada era ser DJ, então um dia o Tuca foi na minha casa dizendo ter visto no “Hip Hop Sul” um MC precisando de um DJ, e o endereço era bem perto de minha casa e tal, “meio que me limando do grupo”, rsrs! Então eu anotei e fui no tal endereço, fiquei conhecendo o Robson NR, que tinha um grupo chamado “Rima Nociva”, começamos a ensaiar com um mixer feito por mim com um disjuntor de luz, uns fios e compensado de madeira , depois eu consegui um toca disco de pau onde levava debaixo do braço pra cima e pra baixo nas apresentações e nos ensaios. Hoje eu agradeço ao Robson por ter me apresentado as pessoas que movimentavam o Rap gaúcho, pois graças a eles eu estou onde eu me encontro hoje. Trabalhei com muitos artistas deste meio e de fora também a partir desta época, infelizmente hoje em dia não trabalho com ninguém deste começo, mas vou levar este sentimento pra toda a vida, foi o meu PRIMEIRO DEGRAU e o primeiro degrau é o mais importante para mim.. sem este degrau a minha escada da vida não existiria.

DOC Recordz (Bgame): Ultimamente você bombou suas produções apresentando beats nos sons do Marechal, Rashid, Emicida. Qual a sua relação com os artistas da ‘Um Só Caminho’, e como é seu dia dia de trabalho no estúdio?

Luiz Café: Então! Minha relação com estes artistas é extremamente familiar, principalmente com o Marechal que acreditou na minha dedicação, me chamando para dar inicio as atividades da organização Um Só Caminho. Ele me colocou pra morar um tempo em sua casa me apresentando seus pais, que hoje em dia considero minha família também, eu os amo. O meu dia a dia de trabalho é bastante corrido, mas no estúdio eu tento manter a mente tranqüila para que tudo saia de acordo com o planejado. As vezes eu não me controlo, chego de manha passo 3 jarras de café e saio só na manhã do dia seguinte, já pensando no que devo trabalhar quando acordar. Cara! Essa p**** é minha vida, na moral.

DOC Recordz (Bgame): Falando da cena Hip Hop no Brasil, podemos perceber várias investidas dos artistas para a mídia e com o objetivo de profissionalizarem ainda mais seus projetos, dentro desse contexto, como você acha que o RAP no Brasil está se portando e irá se portar daqui pra frente?

Luiz Café: Bom! Como o Rap ira se portar no Futuro eu já não sei! Mas pessoalmente o que eu vejo no Rap nacional ultimamente, é que a maioria esta preocupada com estilo, prazos imagem, e com uma frase de efeito, e acabam não percebendo que a música Rap ta ficando cada vez mais fraca, previsível e limitada, por se preocuparem tanto com esses fatores. Eu escuto musicas recém lançadas igual musicas de 10 anos atrás, só que o sentimento não é igual o de 10 anos atrás, apenas técnicas ultrapassadas ou rimas elaboradas , e outras tentando acompanhar o mercado atual que chega á ser engraçado de tão forçado. O público do Rap acaba se sujeitando por achar que o Rap é só isso, na minha opinião a “Música Rap Nacional” ainda esta andando em círculos, com algumas exceções! Eu estudo esta parada todos os dias , pesquiso, peço ajuda e opinião de quem acho que pode me ajudar. A meta é todos os dias aprender algo novo, para tentar pelo menos tirar um som criativo, que seja digno do meu esforço. O público do Rap é fiel aos artistas, e merece que os artistas sejam fiéis ao publico do Rap. Por isto devemos nos esforçar e aprender algo novo todos os dias, tentar explorar cada vez mais a nossa criatividade, mantendo o Foco! Por que nós “Não Devemos Forçar a Música”

DOC Recordz (Bgame): Finalizando, gostaríamos de agradecer a atenção , e fazermos a ultima pergunta. Quais são seus próximos planos e projetos, e o que podemos esperar de inovação do Luiz Café daqui pra frente?

Luiz Café: Que isso irmão! Eu que agradeço tua atenção! Então, meu plano é investir cada vez mais na música, tentando oferecer a melhor qualidade possível para quem escuta esta parada! Tenho planos para o futuro de lançar um “Porradão de 5” , onde irei convidar alguns artistas próximos e outros que admiro para realizar este projeto. De concreto é isso. Falando de inovação , hoje em dia é bem difícil fazer algo novo, por que muitas coisas já foram bastante exploradas, e o que o ouvinte pode esperar de mim daqui pra frente é algo pelo menos sincero.

Muito obrigado pelo respeito Família! Muita Fé.

Um Só Caminho...

Contato: 21 8141-5738

E-Mail: luizcafemusica@gmail.com

Twitter: @luiz_cafe

Myspace: www.myspace.com/luizcafe

Site: www.umsocaminho.com.br

Um comentário:

Milkshake disse...

Salve Dj!! me sinto tri bem em tbm ter feito parte desse começo!! é noiz sempre meu parceiroo e quem sabe em breve voltamos a trampar junto!! mas agora podemos deixar o mixer do professor pardal de lado né!!
abraço meu e da família SevenLox!! tamo juntooo!!