sexta-feira, 14 de maio de 2010

Entrevista com o rapper WELL


1° Primeiramente WELL gostaríamos de saber como você começou sua carreira?

Mano, primeiramente queria dizer que é uma satisfação imensa estar respondendo essa entrevista ta ligado, ai, digamos que o rap entrou na minha vida logo quando eu era um moleque correndo na rua, zuando com os chegados na Zona Leste de São Paulo, o primeiro Rap que ouvi foi “Diário De um Detento” do Racionais mc´s, comecei a procurar mais sons, e fui ficando fissurado pelos instrumentais gringos,me mudei para Olinda-PE; fiz meu primeiro Rap aos 12 anos de idade no muro do colégio onde estudava,lembro que na minha letra eu falava sobre paz e guerra,mostrava pros outros garotos da sala,e só balançavam a cabeça tipo “que legal”, eu sabia que pra eles aquilo era uma simples folha com rabiscos, más pra mim já era uma conquista,lembro de ter lido aquele pedaço de papel umas 50 vezes no mesmo dia (risos),desde então tudo o que escrevia guardava dentro de uma caixa embaixo da cama,hoje vejo que fiz bem em manter meu objetivo e não desistir quando riram de mim.

2° A quanto tempo você canta rap, e porque o vulgo “ WELL ”?

Ae, sempre tive o sonho de ser um Rapper, más nunca a oportunidade tinha passado por perto de mim, até que fui no show de um rapper nordestino “Tiger” (Faces do Subúrbio), no qual depois do show ele desceu e me cumprimentou na maior humildade,naquele dia eu parei e pensei “Realmente, é isso que eu quero pra mim “ daí mantive o sonho focado,dias depois comecei a ter contato com o rapper KBSSA , o qual me levou pela primeira vez ao estúdio,lembro de ter escutado cada palavra dita por ele naquele dia isso foi em meados de Julho ou Agosto de 2009 desde então to na correria com projetos e parcerias, o vulgo WELL vem do trampo, já tive vários apelidos más esse foi o que ficou .. (risos)

3° Qual e a sua relação com gravadoras profissionais?

Pra falar a verdade até agora não tive nenhum contato com uma gravadora profissional ta ligado,todas as idas para o estúdio estão saindo do meu próprio bolso,a vida Rap aqui no Nordeste, principalmente em Recife ou Olinda é meio ‘escondida’ dentre os outros ritmos regionais,más quando alguma estiver interessada e a proposta atender meus objetivos estarei disponível sim.

4° Quais são os seus objetivos?

Meu objetivo no movimento é ter o devido respeito, vejo tanto “Mc” falando disso, daquilo, ás vezes nem é isso mesmo o que pensam ou querem, tenho como foco proporcionar uma cena onde pode-se ouvir um Rap em qualquer lugar ta ligado? ouvir no carro,no club, ou até mesmo em casa sem que o vizinho olhe pra você e te julgue pelo estereotipo de preconceito que empregam em você, só por ouvir um bom rap,ou só por andar de aba reta.Quero que o Rap tenha o devido respeito que ele merece ta ligado, ter as portas abertas também como qualquer outro ritmo, afinal qual seu significado? Não é Ritmo e Poesia? Então...se eu puder estar envolvido nisso,serei o maluco mais satisfeito mano,


5° Na sua opinião qual é a importância do movimento hip hop (o RAP, dj, break e o graffite) para as comunidades carentes?

Super importante, não só o hip Hop,más qualquer tipo de música que tiver ali com o intuito de beneficiar a comunidade,más já que o exemplo aqui é o hip hop, então vamos lá... Se em cada quebrada tive-se um grupo de rap, oficina de graff, ou até mesmo uma crew muitos jovens teriam um objetivo pra seguir e lutar por seus ideais, digo isso porque em algumas letras de Rap você vê incentivo, vontade de lutar, palavras de conforto, auto-estima tudo isso é muito importante para um jovem em formação e também para quem ta buscando por um caminho melhor,eu luto por isso,luto por cada moleque que me vê na rua e diz “e ae Well, firmeza? Tem som novo? “ta ligado?acho muito importante a cultura hip hop ser empregada nas quebradas,afinal é uma espécie de “cultura das ruas”


6° Como está sendo essa parceria com a banca “ Da'Friburgo ” ?

Essa parceria surgiu através de um mano meu “G7”, agente se conheceu no trampo,mostrei uns sons meus...Lembro que na época tinha gravado um som no ‘gravador do celular” e mostrei pro G7, e ele me apresentou o cunhado dele ‘’ Mis$o’’ (CEO da Da´Friburgo),então ele me deu um CD Mix/Mixtape dele, agente gravou uns sons juntos e até hoje o respeito prevalece ta ligado,fazemos shows, gravamos sons,etc.

7° WELL , o que o hip hop fez em sua vida e o que você era antes e
depois dele ?
o Hip Hop, com todos os seus ‘‘pilares” me fez um cara mais responsável e ‘ligado’ com as paradas do dia a dia mano, tipo eu era um cara comum como qualquer outro más depois que conheci o Rap, conheci a cultura.. nossa mano... o rap foi como uma “ Porrada de atitude” dada a mim, depois que comecei a escutar as letras ou melhor, depois que comecei a entender as letras, meu pensamento amadureceu.Depois disso não tenho mais medo de falar o que penso,ta ligado,mantenho sempre a cabeça erguida mesmo batendo de frente com os obstáculos que me aparecem.O Rap é a saída pra muito jovem que ta na vida errada mano,ta entendendo? O Rap tem o poder de “conscientizar” as pessoas tru, más o Rap não é só uma música onde só se deve falar sobre ideologia e etc; ele defende a liberdade de expressão, Rap pra mim é a essência, trato ele como “Ritmo e Poesia” o que eu puder escrever nele eu escrevo, posso dizer com toda a certeza “Sou um cara bem melhor depois disso”

8° Quais foram as bandas ou grupos que mais influenciaram você?
(risos)...mano se eu te disser que a metade do que eu ouvia antes eu não escuto mais agora, você acredita? Nossa tinha muito som que eu curtia antes que hoje em dia eu não consigo nem escutar mano, não sou daqueles caras que dizem: - ‘ah, eu escutava Jorge Ben Jor, Chico Buarque e etc. muito cara que ta começando agora no Rap diz isso só para quem ta de fora pensar “pow, esse cara é isso ou aquilo”.. não mano,eu não cresci escutando os sons deles, respeito o trampo dele ta ligado, más posso dizer que como a maioria dos rappers eu curto o som do Racionais Mc´s, curto também o Costa a Costa,Eminem, Lil jon, VadiosLokos, Viela 17, C4, Mv Bill, Marcelo D2, hoje em dia eu escuto rap Nacional, muito mais Rap Nacional do que Gringo,.. Nossa mano, são vários os nomes em que poderia citar aqui, muitos vão ler isso aqui que escrevi e vão dizer ‘aff, esse cara é isso ou aquilo...”, más digo uma coisa: -Eu sou real,irmão, e luto pelos meus ideais,não tenho receio em falar o que penso não, afinal Deus deu a vida pra cada um cuidar da sua né mano,”...(risos)

9° O que você acha sobre a internet para o movimento, você
acha q ajuda ou prejudica?
Acredito que antigamente tudo era mais difícil pra todo mundo mano, más agora com a internet tudo se tornou muito mais fácil e acessível pra todos ta ligado, se eu quero divulgar uma parada eu vou lá e “pá” mando pra milhares de pessoas, uma vez eu li uma entrevista em que o 50 cent (se eu não me engano...) falava assim “... não tem como agente fugir da internet, nossos sons mais cedo ou mais tarde vão cair na net,sou a favor dos Downloads porque tomo isso como ‘divulgação’, o negócio e soltar o som na net, fazer a divulgação e ganhar dinheiro com os shows, esses sim dão dinheiro”... acho que o que ele disse resume bem o que acontece hoje em dia ta ligado, antigamente pra você ser bem divulgado você tinha que vender tantos Cd´s, fazer tantos shows, hoje em dia você mora em tal lugar, faz um som e manda lá pro outro lado do mundo ta ligado, antes pra você fazer uma parceria com alguém você tinha que estar no mesmo estúdio com a pessoa, ou sei lá, hoje em dia você faz tudo isso pela internet...essa é uma boa ferramenta pra quem ta na cena,e completamente indispensável !

10° O que você tem a dizer para os leitores?
Ae tru, pra terminar queria mandar um Salve pra todo mundo que leu essa entrevista ta ligado, um salve pra todo mundo que está sempre apoiando o movimento, e dizer que muita coisa ta evoluindo não podemos ser “Cabeças fechadas”, vamos encarar as coisas com maturidade e quero dizer também para os rapper´s que tão começando agora (como eu) que a vida é dura, se você realmente quer isso pra você, tem que levantar da cama e fazer a correria que eu dia aparece,todo mundo é capaz mano, corra atrás do seu sonho e não se deixe abalar com qualquer queda, é isso um Salve pra todos #Tamojunto família.




Nenhum comentário: