sexta-feira, 19 de junho de 2009

D.O.C. entrevista Thig Smith (Ex Relatos da Invasão)

D.O.C. - Thig, o grupo 'Relatos de Invasão' surgiu em 1998, como foi a história de inicio do grupo e o porquê do nome?

THIG - O Relatos da Invasão surgiu de minha autoria com o DJ Pitucho, quando eu tinha 13 anos. Nós entregavamos folhetos de um supermercado, aqui no Jaçanã ,o Pitucho tinha umas pickups e gostou quando eu fazia freestyle na rua enquanto distribuia os jornais do mercado, dai ele falou: "Vamos montar um grupo! Eu tenho uns toca discos da gradiente", eu respondi "Demorô tio", então eu pensei, tem que ser um nome louco e diferente, analisei a nossa personalidade de invandir certas coisas e lugares que é natural de algumas pessoas pobres, você não tem que invadir o que é seu por direito, foi quando tive a idéia de "Relatos da Invasão", porque eu queria mudar o RAP, invadir televisão, rádios, tomar de assalto mesmo, e fazer tocar as músicas relatando nosso dia a dia, daí o Pitucho concordou e assim ficou até hoje.

D.O.C. - O som 'Jaçanã Picadilha' se tornou um grande sucesso na cena, como foi a repercussão do mesmo?

THIG - Eu nem esperava, sinceramente, analisando os padrões comerciais antes do disco, pra mim era mais fácil estourar uma musica mais pista, mais baile. Eu pensava e ainda penso assim, mas o DJ king e o DJ marco tem grande culpa neste fato estarrecedor (Risos). O Marco começou a tocar assim que ele ouviu a guia que eu fiz na Mundi aqui em SP, já tinha gente me ligando pra falar. O King nos viu cantando em um baile aqui chamado central acústica e pegou meu telefone, ligou e pediu a música, eu enviei para ele e ele já estava tocando na rádio e em todos os bailes que ele toca no Brasil, foi louco isso, dois anos antes de sair o disco, pra nós foi sensacional, um disco com um hit antes, fazendo shows, agradeço muito a Deus.

D.O.C. - Falando sobre o CD do Relatos, como surgiu o interesse do selo do KL Jay em apostar em vocês?

THIG - O KL Jay estava gravando o Cagebe no DJ QAP, então ele ouvia tudo o que o QAP estava gravando, ouviu algumas músicas nossas alem da Picadilha, e me trombou no sintonia, falou que tínhamos que lançar o disco, eu fiquei super contente. Passado o lançamento do disco do Cagebe já estávamos masterizando o nosso com o KL Jay e o QAP, somos parceiros da mesma quebrada, então ficou fácil também, temos algumas idéias parecidas então a identificação foi natural, sou muito grato ao KL Jay ,DJ QAP Edi Rock e outros.

D.O.C. - Como aconteceu a parceria com a emissora de televisão MTV? E o que você acha sobre o RAP na televisão?

THIG - Tudo aconteceu graças ao belíssimo trabalho da nossa assessora de impressa, Tatiana Ivanovic, ela realizou a parceria de projetos como "Promo MTV" (aquele que passavam as vinhetas nossas gravadas, identificando o myspace)a MTV nos recebeu muito bem e sempre respeitou nossas opiniões em tudo, sou muito grato a Tatiana e o pessoal da emissora.

D.O.C. - Como foi a idéia de filmar o clipe da música Jaçanã Picadilha'? E como aconteceu todo o processo?

THIG - Queríamos fazer o clipe a muito tempo mas não qualquer clipe, poxa, a musica estorou, foi além do RAP na minha opinião, porque tocou até nas festinhas blacks e tal, o que hoje para o rap nacional é uma coisa muito difícil, então queríamos um clipe a altura, aceitamos o convite de Alexandre da "Kutur Studio", que em parceria com a Nike nos proporcionou um grande clipe com câmeras e acessórios extraordinários, demorou, mais pelos comentários das pessoas acho que conseguimos fazer um clipe a altura da musica e da proporção que ela merecia.

[CLIPE OFICIAL]Jaçanã Picadilha - Relatos da Invasão

D.O.C. - Como está a cena do RAP Nacional atual na sua opinião? E o que você acha sobre os sons mais voltados para as pistas e baladas?

THIG - Maluco, essa é loucura pra responder,mas vamos lá, a cena do RAP nacional em relação há 9 anos atrás está morta, eu era pivete e acompanhei muitos shows, festas, bailes que hoje já não se desenvolvem assim com grande facilidade,isso se deve a uma série de complicações, problemas e defeitos que tivemos, mas o bom é que os rappers são seres humanos e também estão aprendendo com seus erros, mas como ouvinte ainda ouço muitos RAPs ruins nas rádios, músicas chatas, só gente reclamando da vida e tal, sinceramente não consigo escutar muito, mas tem uma rapaziada ai, não vou dizer nova porque temos aí pessoas mais antigas também, renovando suas opiniões, e este pessoal ainda não está tocando bem, batendo nas rádios, mas eu acredito que na hora que as pessoas tiverem acesso, vai ficar legal o RAP. Algo do tipo que você consiga ouvir quando estiver no rolê de final de semana com sua mina ou com seus parceiros. Quanto as músicas para pistas, isto é só uma continuação de respostas da pergunta anterior um dos motivos que o RAP perdeu seus adeptos, foi a falta de entretenimento, o RAP ainda é atrasado, muito atrasado no Brasil, por algumas pessoas, eu também gosto de grupos antigos, curti muito a década de 90, mas estamos na era do Lil Wayne tio, não adianta, os caras ainda querem ficar protestando contra o governo, contra a vida, não tem jeito irmão, eu também nasci pobre, não adianta chorar, tenho que correr atrás do prejuízo e buscar direitos no dia a dia, não reclamando em cima do palco pra pessoas que estão para ouvir algo para sua distração, o RAP virou música pra se ouvir em casa e refletir, não pra ir ao baile pegar uma mina e tirar um barato, ficou um clima tenso, as letras levam a isso, e pra terminar, o RAP perdeu o respeito porque antigamente alguns DJs queriam tocar, mais não tinham muitas músicas que saíssem do contexto pobreza e favela, aí quando surgiram grupos com idéias diferentes não eram mais respeitados pelos DJs, tem muito valor para os DJs que preferem tocar a musica gringa com melhor batida e ninguém sabe o que está dizendo, e eles tem certa razão, o RAP errou, e muito.

D.O.C. - Pra finalizar, como anda os projetos do disco o solo? E as correrias com o grupo Relatos?

THIG - Então irmão, o Relatos da Invasão continua realizando shows e cumprindo a agenda, até porque acabamos de lançar o vídeo clipe no começo de 2009, mas não estamos fazendo mais músicas juntos, temos algumas prontas, mas eu irei dar prioridade ao meu trabalho solo. Já estarei lançando um single com três músicas novas que estou finalizando no estúdio do DJ QAP para o pessoal ir tendo uma previa do que será meu disco solo, e pretendo dar continuidade nesse trabalho, divulgando, fazendo vídeo clipes e shows, também estou fazendo shows com Ed Rock, KL Jay e o Sombra, o projeto se chama "Ed Rock, KL Jay e convidados".

Nenhum comentário: