domingo, 2 de maio de 2010

Lesterday #16 - #RapBr

Bem, la vamos nós de novo! Hoje é domingo pé de cachimbo e só pra contrariar o que eu geralmente faço por aqui, hoje eu vou falar até sobre rap. Mas só pra compensar a coluna da semana passada. Vou falar sobre o tal RapBr e vai ser assim: eu vou escrever minha opinião e você vai aceitar ou não. Não quero encheção de saco pro meu lado porque eu ja tenho problemas demais pra um pequeno jovem assexuado de 20 anos.
Vamos la: #RapBr é uma tag que algum gênio criou no twitter e ela vem pegando nesse universinho de blablabla onde todo mundo da pitaco em tudo. Sei la, achei uma tag bem marromenos, mas enfim...ela vem sendo usada toda vez que se fala do Rap Nacional..(dãããã)...e agora vem minhas opiniões sobre o rap nacional.
Ele vem evoluindo? Na verdade...não. O rap aqui no Brasil meio que estaguinou nos anos 90, onde TODO mundo ouvia Racionais. E se hoje o rap não tem midia por aqui, foi justamente porque os maiores idolos do gênero deram as costas pra imprensa. E quando você da as costas para alguma coisa, essa coisa da as costas pra você. E depois que se criou essa cultura de fechamento, fodeu a pra todo mundo mermão! PRA TODO MUNDO! Pior que é um fechamento fodido mesmo! Primeiro que se criou esteriótipos: se você não for da favela e sofredor, você é um puta playboy babaca. E isso da margem a tooooooda desunião de hoje em dia. E por limitarmos os artistas, a gente limita tudo que eles podem fazer musicalmente falando, tanto que quando surgiu o rap com samba foi um puta auê, porque era algo diferente. É isso que as pessoas querem. (Pelos menos eu)
Explicando a origem do problema, temos solução? Temos. Temos que fazer tudo de novo. Uma nova geração vai ter que surgir, criando um novo estilo para um novo publico. Não é pra esquecer o passado..só ter um rapido lapso, porque meu nego, se for pra depender da união e boa vontade dos rappers que gozam de ceta mídia, estamo na roça! Esquece esse papo de união no rap, porque não vai rolar. NÃO, NÃO VAI! ESQUECE ESSA IDÉIA! ISSO AÍ É UTOPIA, ja era, ja era e ja era! Mais fácil você achar uma piada engraçada no Zorra Total do que você ver uma musica do Cabal com sei la...o Ndee Naldinho e tal.
O Cabal é outro que sempre fala de união e faz o trampo dele, até bem feito entre erros e acertos. Ele sempre esta tentando inovar, mas pra falar a verdade, ninguém leva ele muito a sério. Tem preconceito? Tem! Mas a vida é assim, Kakaroto! Agora você pode dizer: "Ai Lester, esse Cabal é um otario mesmo!" ou "Ai Lester, eu adoro o som dele, ele é levado a sério sim, tem varias pessoas que ligam ele!". E eu vou responder: FODA-SE. Quando você tiver a sua coluna , você escreve o que você quiser.
Outra coisa que vão falar: "O Rap ta evoluindo sim, o Mv Bill tava na vinhetinha de final de ano da Globo e o Mano Brown saiu na capa da Rolling Stones". E qual vai ser a respostinha desse bonitão aqui? "É legal, MAS ISSO NÃO É N-A-D-A". É MUITO POUCO! Mv Bill 140 anos de carreira pra aparecer num comercial de 30 segundos 1 vez POR ANO? Palmaaaaas! E o Brown na Rolling Stones também é um grande Foda-se na sua face. Primeiro porque o NINGUÉM lê a Rolling Stones Brasil, vamos ser sinceros! Puta revista cara! Eles tem moral nos EUA, aqui é só mais uma revista estagnada nas bancas, logo abaixo dos filmes de sacanagem. Outra, olha as capas que essa revista coloca: Nx Zero pelado, o Pedro Bial escovando os dentes e o Caetano Velozo de maquiagem no olho! QUE MORAL TEM ISSO? Mó tentativa besta de chocar a sociedade! Do jeito que ta, daqui a pouco eles colocam a Monica Mattos fantasiada de cavalo do Beto Carreiro! E eles colocaram o Brown depois que o Racionais ta a miliano sem fazer nada. Acho que o Brown percebeu que a imprensa não é um monstro e tava tentando correr atras do tempo perdido...MAS ACHO QUE DEMOROU UM POUQUINHO NÉ?
Alias, esse RapBr é tão desorganizado e maluco que quando os próprios Racionais fazem musica nova, neguinho mete o pau! MANO! Publico do Rap é todo errado mano, muito sem coerencia! Me irrita demais! É gente que rotula e fala mal! Claro que eles são frutos dos meio que foram criados, mas caralho! Precisa ser tão burro assim e cabeça-dura assim??
RAP É MUSICA! MUSICA É SENTIMENTO! VOCÊ PODE USA-LA PRA SE EXPRESSAR DA MANEIRA QUE VOCÊ QUISER! Foda-se se é musica de amor ou protesto! NÃO EXISTE UNDER, POP, OU QUALQUER PORRA DESSAS! Tem a musica boa e a ruim! E ela só tem que ser boa pra ir pra frente! BOA! E quando eu digo boa, é em todos os sentidos, desde produção até flow e lirismo. Se a musica é boa, você canta, mesmo que ela não diga respeito a sua realidade. Eu fiquei uns anos se ouvir o Espaço Rap e esses dias eu coloquei la só pra ver como tava...e ta a mesma coisa! Nem sei quando acaba uma musica e começa outra! Tudo muito parecido, PAI AMADO! E eu ouvia direto. Tinha sempre umas 3 ou 4 musicas boas e o resto na mesma média..agora nem essas 4 tem mais!
É meu gosto, mas você sabe que tem pelo menos um fundo verdade! Qual foi a nossa ultima revelação? Se pa o Emicida, mas pensa de 10 anos pra ca, olha quanto tempo a gente demorou pra ter uma revelação! Cantor sertanejo e grupo de pagode da em penca! Mas cantor de rap bom é 1 a cada 10 anos? Alguma coisa ta errada aí né, meu amor?! CADE MOVIMENTAÇÃO TIME?
Se perguntar pra mim o que é o RapBr, eu respondo..é uma coisa que eu amo e que esta tentando fazer de tudo pra eu odia-la. E NÃO VENHA ME FALAR QUE EU NÃO FAÇO NADA PELO RAP, ou que EU SÓ FALO E FAÇO MUSICA RUIM, primeiro porque se eu consumo, eu ja faço alguma coisa. E se eu faço musica ruim, é uma opinião sua, mas pelo menos eu nunca paguei de bonzão ou de Messias. E justamente PORQUE NÃO TEM UM MESSIAS NESSE MEIO DO RAP! Jesus era o Messias e tinha 12 apóstolos, agora me fala 12 rapppers que são amigos? Mas rapper de moral, não vem com "Jãozinho de Não sei da Onde" ou "Youngs" e "Lils" da vida, porque isso não da futuro.
Vou resumir tudo isso em uma frase que eu ja postei no twiiter "O RAPBR TEM QUE FAZER MUSICA BOA E PARAR DE ENCHER O SACO!"

NÓIS QUE VOA KAKAROTO, FIM DE PAPO!

ps; Acho que bati o record de frases em caps hoje

ps2. Foi muito estranho falar sobre rap na minha coluna hoje!

ps3. Hoje eu não to de ressaca! Fui inteligente e bebi de novo!

ps4. Não quis desmerecer as tais conquistas pequenas porém gradativas que o tal #RapBr vem conquistando, mas é que eu não me contento com pouco. Não adianta ganhar uma capa e achar que o rap vai mudar no dia seguinte! Se orienta molecada!

Nenhum comentário: